terça-feira, 30 de novembro de 2010

- Mania de Harry Potter -

Sim, eu sou louca por Harry Potter! Quando eu era criança meu sonho era estudar em Hogwarts e ser como a Hermione..Fico encantada com toda essa historia de magia e aventura. Cada historia mirabolante que fico impressionada com a criatividade de J.K. Rowling ao escrever cada livro. Os livros de Harry Potter realmente são fascinates. Somando os sete livros publicados, a série Harry Potter vendeu 400 milhões de exemplares mundialmente, em mais de 67 línguas. E possui milhares de fãs em todo o mundo e eu sou uma Potteriana de plantão. Assisti o ultimo filme lançado que a proposito é excelente e percebi que depois que o ultimo filme for lançado toda essa historia de fantasia e suspense vai fazer muita falta. Grande parte da narrativa se passa na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, e foca os conflitos entre Harry Potter e o bruxo das trevas Lord Voldemort ( aquele que não pode ser nomeado). Ao mesmo tempo, os livros exploram temas como amizade, ambição, escolha, preconceito, coragem, crescimento, responsabilidade moral e as complexidades da vida e da morte, e acontecem num mundo mágico com suas próprias histórias, habitantes, cultura e sociedades. Agora vou lhes contar algumas curiosidades sobre essa envolvente historia:

  • O termo "trouxas"  ( nome dado a aqueles que não são bruxos)  foi uma tradução para o Brasil. O termo correto é Muggles.
  • Cada livro registra uma ano da vida de Harry em Hogwarts ( Daniel Radclief começa  fazer o filme aos 11 anos) , onde ele aprende a usar magia e a fazer poções.
  • Os livros de Rowling se passam nos anos 1990, na Inglaterra "trouxa" moderna, com carros, telefones e videogames
  • "Harry vai para seu mundo mágico, e este é melhor que o mundo que ele deixou? Só porque ele encontra pessoas melhores", explica Rowling.
  • Um dos temas mais recorrentes ao longo da série é o amor, retratado como uma poderosa forma de magia. Dumbledore acredita que a capacidade de amar permitiu que Harry resistisse às tentações de poder de Voldemort .
  • "Os meus livros abordam bastante a morte. Começam com a morte dos pais de Harry. Há a obsessão de Voldemort em derrotar a morte e conquistar a imortalidade a qualquer preço [...]. Eu percebo porque é que Voldemort quer conquistar a morte. Todos nós temos medo dela", disse Rowling.
  •  O nome de Voldemort significa "vôo da morte" em Latim e Francês, e "roubar a morte" em Francês e Catalão.
  • Os pais de Harry chamam-se Lilly e James Potter, a tradução para o Brasil traz como Lilian e Thiago Potter.
  • O preconceito e a discriminação são também amplamente abordados ao longo dos livros. Harry aprende que existem feiticeiros Sangue-Puro (oriundos de famílias onde só há bruxos) que abominam os sangue-ruim (bruxos de ascendência bruxa e trouxa ou ainda bruxos que vieram de uma família só de muggles) e os consideram inferiores.
  • Há tambem os mestiços, ou seja, que tem um dos pais muggle (ou de família muggle), e o outro pertencente a comunidade bruxa.
  • Uma frase marcante da serie é:  "São as nossas escolhas, Harry, que revelam o que realmente somos, muito mais do que as nossas qualidades" ditas por Alvo Dumbledore.
  •  Outra fase bem tocante é " que mais importante do que como se nasce, é o que a pessoa se torna ao crescer".
  • Tanto Harry como Voldemort foram órfãos criados em ambientes difíceis, fora o fato de partilharem características que incluem, como Dumbledore afirmou, "um raríssimo dom ofidioglota — sabedoria, determinação" e "um certo desapreço por regras". 
  • Contudo, Harry, ao contrário de Voldemort, decidiu conscientemente adotar a amizade, a bondade e o amor, enquanto que Voldemort escolheu propositalmente rejeitá-los. Viu Harry Potter tambem é cultura!
  • J. K. Rowling trabalhou no desenvolvimento da série de Harry Potter durante 17 anos.

Os livros seguem uma fórmula bem restrita, são eles:

  • Verão na casa dos Dursley: Harry passa a maior parte das férias de Verão da escola com os Dursley, no mundo dos Trouxas, suportando o mau tratamento que aí recebe. Esta parte termina com Harry indo a um local diferente.
  • Fim do Verão: pouco antes do começo das aulas no Outono: Harry vai ao Beco Diagonal, à A Toca ou ao Largo Grimmauld, Número Doze,. Termina com a entrada no comboio de Hogwarts na plataforma 9 ¾.
  • Novo ano letivo na escola: personagens novas ou redefinidas tomam vida, e Harry ultrapassa novos desafios diários, tais como testes difíceis, amores estranhos e professores mal-humorados; tudo isto termina normalmente perto do Halloween, que coincidentemente é o dia que Voldemort matou Lílian e Tiago Potter.
  • Conflitos surgem: Harry, seus amigos e colegas de escola começam a perceber que algo se passa e começam a reagir.
  • Clímax: Harry e os seus amigos fazem uma descoberta importante, e Harry corre desesperadamente para um determinado local para um conflito maior, normalmente envolvendo uma batalha contra os vilões. Isto normalmente acontece perto ou logo após os exames finais.
  • Conclusão: Harry começa a recuperar da batalha e aprende lições importantes através de relatos e discussões com Alvo Dumbledore. Termina com o Harry apanhando o Expresso de Hogwarts e regressando à casa com os Dursley.

Proximo post prometo colocar uma lista dos feitiços de toda a serie do bruxinho mais cobiçado do mundo: Harry Thiago Potter. Divirta-se !!

Um comentário:

O que você achou desse post?

Relat 0